A manutenção pode ser definida como qualquer intervenção realizada nos equipamentos, seja realizando algum tipo de reparo e/ou substituição de peças no menor tempo possível, com objetivo de aumentar a disponibilidade de uso do equipamento, fornecendo assim o bom andamento dos serviços do EAS. A manutenção costuma a ser subdividida em Corretiva, Preventiva e Preditiva.

Na Téchne Care Engenharia Clínica utilizamos alguns critérios para execução das manutenções que são:

I – Manutenção realizada ainda no setor, após ser gerada a ordem de serviço.

II – Manutenção realizada na sala de Engenharia Clínica.

III – Manutenções externas – os equipamentos em que as manutenções não são solucionadas nos níveis anteriores e que necessitam de serviços terceirizados passam por uma triagem e são encaminhados a sede da Téchne Care Engenharia Clínica onde serão analisados em laboratório de AT o qual obedece a critérios e normas nacionais e internacionais.

Em um trabalho conjunto com a equipe de enfermagem, o plano de educação continuada em equipamentos médicos auxilia na melhora acentuada no aproveitamento dos equipamentos, tanto em exploração dos recursos tecnológicos adicionais quanto nos cuidados com as operações dos mesmos.

A Téchne Care Engenharia Clinica executa calibrações e testes de segurança elétrica, utilizando equipamentos padrões de alta performance e com rastreabilidade a RBC INMETRO, além de possuir em sua sede um ambiente totalmente controlado para execução das calibrações, tudo em conformidade aos requisitos das normas brasileiras e profissionais, visando sempre a alta confiabilidade dos processos e garantindo o uso eficaz das tecnologias médicas. Somente com o serviço de calibração e seu certificado com rastreabilidade à Rede Brasileira de Calibração, a instituição terá́ a certeza de que os equipamentos funcionam conforme regulamentam as normas da ABNT/ANVISA e IECs.